Trabalhos Científicos

REGULAMENTO TRABALHOS CIENTÍFICOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo.

1. TIPOS DE RESUMOS

a. RESUMO EXPANDIDO: Dados de pesquisa/projetos/extensão e revisões. (Clique aqui para baixar o arquivo)

b. RESUMOS SIMPLES: Dados de pesquisa/projetos/extensão e relato de caso. Não serão aceitas revisões neste formato de resumo. (Clique aqui para baixar o arquivo)

2. DO PRAZO

A data limite para o envio dos resumos é o dia 15 de junho de 2019 às 23h59.

 Prorrogado até 14 de julho de 2019 às 23h59

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Todos os resumos, expandidos ou simples, deverão ser elaborados no modelo padrão disponível no site.

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

a. RESUMO EXPANDIDO:

•  Resumo e Palavras-chave: Enunciar de maneira resumida o trabalho e incluir 3 a 5 palavras-chave indexidas (máx. ½ página);

•  Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) (máx. 1 página);

•  Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho (máx. ½ página);

•  Delineamento e Métodos: obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.) e descrever detalhadamente os procedimentos (máx. 1 página);

•  Resultados e Discussão: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. É obrigatório a inclusão de tabelas e/ou gráficos nos resumos expandidos (mín. 1 página/máx. 3 páginas);

•  Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos (máx. ½ página).

•  Referências: deve-se apresentar as referências utilizadas para elaboração do resumo expandido seguindo as Normas ABNT 6023.

•  Número de páginas: Contando as referências, o resumo expandido deverá conter no mínimo 4 e no máximo 7 páginas.

b. RESUMOS SIMPLES:

•  Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;

•  Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;

•  Delineamento e Métodos: obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.).

•  Resultados e Discussão: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidas tabelas e gráficos nos resumos simples.

•  Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

•  Palavras-chaves: Incluir de 3 a 5 palavras indexadas.

•  Não deverão ser incluídas referências nos resumos simples.

•  O número máximo de caracteres por resumo simples é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

•  É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados e Discussão”, “Conclusões/Considerações finais”.

•  Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem relevância de interesse para a prática clínica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a “Descrição do caso”.

4. DO ENVIO

Os resumos simples e expandidos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no link https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSA/login no formato de arquivo .doc ou .docx. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

O procedimento de acesso e submissão ao portal está descrito no arquivo de Orientações para Submissão. (Clique aqui para baixar o arquivo de orientações)

As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um.

O autor-apresentador deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo OITO autores (UM autor-apresentador e SETE co-autores).

5. DA PREMIAÇÃO E  APRESENTAÇÃO

Os 3 melhores resumos expandidos e os 3 melhores resumos simples serão premiados com certificado honroso.
Todos os resumos aprovados no Simpósio serão apresentados no formato de pôsteres e os 3 melhores resumos expandidos serão apresentados no formato de comunicação oral.

6. DOS PÔSTERES

Todos os resumos aprovados deverão ser apresentados no formato de pôsteres/banners conforme modelo, nas dimensões de 120 cm de altura por 90 cm de largura, acrescidos de bastão e corda para fixação.

Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, no espaço designado pela Comissão Organizadora. Trabalhos não retirados ao final do dia serão destruídos.

Clique aqui para baixar o modelo do pôster.